EVENTO FINAL
11ª Edição Apps for Good

Uma solução de cada vez!
No dia 16 de setembro, o Pavilhão do Conhecimento em Lisboa vai reunir as melhores soluções tecnológicas criadas por jovens de todo o país, ilhas, comunidades portuguesas no estrangeiro, estabelecimentos prisionais e centros educativos e mostrar que a inovação não tem fronteiras. 28 equipas finalistas vão apresentar soluções que respondem a desafios reais: sustentabilidade, inclusão social, saúde mental, proteção ambiental, mobilidade acessível, segurança, empregabilidade e outros temas. Teremos ainda a oportunidade de conhecer as soluções vencedoras da categoria Electronics for All, com o apoio da Synopsys e a categoria UpComing Educators, desenvolvido por jovens universitários que inspiram a próxima geração de professores.
Marquem na agenda e descubram quem está a transformar o futuro, uma solução de cada vez!

📅 16 DE SETEMBRO
📌 Pavilhão do conhecimento, Lisboa

AGENDA

9h30 - 10h00
Acolhimento & Check-in
10h00 - 10h30
Welcome! ARRANQUE!
10h30 – 11h30
Marketplace com Júri
11h30 – 13h00
1ª Parte Momento Pitch
13h00 – 14h30
Almoço & Networking
14h30 – 16h00
2ª Parte Momento Pitch
16h15 – 17h00
Marketplace RELÂMPAGO
17h15 - 17h30
NINJA Takeover
17h30 - 18h00
ÚLTIMA INSPIRAÇÃO!
18h00 – 19h00
Prémios 11ª Edição Apps for Good | Entrega e Encerramento

SOLUÇÕES 1.0

ODS 1 – Erradicar a pobreza

Kudizanga – Escola Secundária Fernando Namora, Amadora
Uma App que liga doadores a famílias em Angola, com apoio alimentar imediato, microfinanciamento e mentoria. Promove autonomia económica e escolarização infantil de forma digital e transparente. Um apoio que transforma vidas.

ODS 3 – Saúde de qualidade

HAWK (Helping Around With Kindness) – Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia
É uma app pensada para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Oferece ajuda nas tarefas domésticas, acompanhamento médico, compras e momentos de lazer. Tudo sem sair de casa!! Funciona com a colaboração de voluntários e entidades locais.

StressControl – Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém
App que aborda o bem-estar emocional dos jovens através de vídeos tutoriais, partilhas autênticas e dicas práticas, pelos próprios alunos. Com linguagem acessível e plataforma intuitiva, promove empatia, escuta ativa e auto-cuidado em contexto escolar. Um espaço para a tua saúde mental, sem tabus nem barreiras.

Bem estar no refeitório – Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos
App que motiva comportamentos calmos e conscientes nos refeitórios através de desafios e jogos. Ajuda a criar um ambiente mais saudável e tranquilo para todos.

The mente – Escola Secundária D. Dinis, Coimbra
Aplicação com versões adaptadas tanto para utentes como para cuidadores. Oferece jogos de estimulação cognitiva, ferramentas para comunicação simples e conteúdos educativos acessíveis.
Facilita o dia a dia de quem cuida e promove o bem-estar de quem é cuidado. Mais interação, mais qualidade de vida.

ODS 4 – Educação de qualidade

FinBestie – Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia
Uma app divertida e visual para explicar finanças a jovens! Usamos vídeos curtos, infografias e exemplos do dia a dia – como planear uma viagem ou perceber o que são impostos. A nossa App torna os termos económicos simples, interessantes e menos assustadores! Aposta numa linguagem jovem, conteúdos úteis para criar hábitos financeiros saudáveis desde cedo!

Ritmo Certo – Escola Básica Diogo Cão, Vila Real
Aplicação que regista automaticamente os tempos dos alunos no MegaSprint com sensores acessíveis feitos com o Kit Electronics for All. Permite analisar os resultados por aluno e por turma, motivando os alunos e facilitando o trabalho dos professores. Económica e adaptada à realidade escolar.

ODS 5 – Igualdade de género

Justice Women – Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão
Combate a desigualdade salarial com infográficos, vídeos explicativos, fórum, mentoria e modelos de petições prontos a usar. Uma App que junta educação, comunidade e ação prática, acessível a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, promovendo a mudança real.

ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico

OportuniMoz – Escola Portuguesa de Moçambique – CELP (EPM-CELP)
Uma app que liga jovens a oportunidades de trabalho em Moçambique. Permite criar perfis, procurar empregos próximos e aceder a informação útil para desenvolver competências e entrar no mercado de trabalho com mais confiança!

ODS 9 - Indústria, inovação e infraestruturas

SURI – ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS LAJES DO PICO
Uma pulseira com tecnologia RFID + App de gestão de grupos = controlo total em saídas escolares, visitas de estudo, lares, eventos e muito mais. Geolocalização, SMS de alertas, autorizações integradas e muito mais. A solução perfeita para não nos perdermos uns dos outros!

Mãos à Obra – Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão
Encontra eletricistas, pintores, carpinteiros e mais!! Com base em geolocalização, disponibilidade, preço e avaliações, esta App permite agendamento e chat direito, facilitando o contacto e criando confiança entre utilizadores e profissionais.

ODS 10 - Reduzir as desigualdades

Vizinho Go – Escola Secundária D. Dinis, Coimbra
Uma plataforma gratuita que liga vizinhos para trocas e apoio local: boleias, refeições e pequenas reparações. Promove laços comunitários e solidariedade no dia a dia. Com esta App é possível mais proximidade, e menos solidão.

MOB.in – Escola Secundária Fernando Namora, Amadora
A Mob.In é um dispositivo inteligente que promove a mobilidade e segurança de pessoas invisuais, ajudando-as a detetar obstáculos e a deslocar-se com autonomia. Com sensores e alertas sonoros, é uma solução acessível, pensada para contextos urbanos e escolares.

MobEase – Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
A MobEase é uma app colaborativa que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a encontrar locais acessíveis, como restaurantes, serviços ou pontos turísticos. com um mapa interativo e avaliações da comunidade, garante informação fiável e útil. É simples, inclusiva e feita a pensar em quem precisa mesmo dela.

SeniorTech – Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia
Esta App apoia seniores no uso de tecnologias com tutoriais visuais, técnicos locais e alertas contra burlas. Responde à solidão digital, oferecendo apoio personalizado, proteção e confiança. Combinamos segurança, literacia digital e ajuda humana, promovendo a inclusão dos mais velhos no mundo digital de forma simples e eficaz!

ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis

Welcome To Portugal – Escola Básica Júlio Brandão, Vila Nova de Famalicão
Uma App de apoio a Imigrantes! Ajuda estrangeiros a integrarem-se em Portugal com assistente virtual para legalização, filtros de habitação e emprego, tradução de documentos e comunidades por país. Oferece mapas com pontos úteis e apoio em tempo real numa só plataforma acessível e multilingue.

Water Shield – Escola Secundária de Nelas
Sistema de nebulização ativado por sensores ou manualmente, que cria um escudo de água sem danificar fachadas. Utiliza água da chuva ou de poço, alerta automaticamente os bombeiros e inclui plano de evacuação. Sustentável e eficaz para edifícios e indústrias.

ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis

Horta do Cedo – Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto
Uma solução inteligente de cultivo hidropónico que combina sensores, IoT e inteligência artificial para produzir até 50 plantas sem solo durante todo o ano. Com rega, nutrientes e luz controlados automaticamente, garante frescura, eficiência e sustentabilidade. Ideal para casa, restaurantes ou espaços urbanos. Cultiva de forma simples, tecnológica e ecológica!

Smart Feed Pets – Escola Secundária de Tondela
Uma solução inteligente para alimentar os teus animais com segurança mesmo quando não estás por perto! Controla o alimentador à distância por voz, ou manualmente. Usa reconhecimento facial e leitura de microship para garantir que só o animal certo tem acesso à comida! Longe mas perto!

AgroPrisão Market – Escola Secundária de Paços de Ferreira – 1.0 EP | Centro Educativo
Compra já produtos agrícolas frescos, acessíveis e biológicos, produzidos em estabelecimentos prisionais. A App promove a reinserção social e aproxima a comunidade e reclusos com um gesto simples: comprar direto do produtor! É como se estivesses diretamente no mercado!

ODS 13 – Ação climática

EcoTrade – Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia
A EcoTrade recompensa quem recicla! Ao digitalizar e depositar itens nos nossos ecopontos, os utilizadores acumulam pontos que trocam por prémios, descontos ou dinheiro! A App traz dicas personalizadas, é simples, educativa e acessível para todas as idades! Vamos reciclar?

ODS 14 - Proteger a vida marinha

Marineer – EP da Praia da Vitória
Com a FishWiki terás jogos, reconhecimento de peixes pela câmara e ações ambientais que transformam o conhecimento sobre o mar em diversão educativa. Uma experiência gamificada com impacto real no oceano. Vem aprender connosco, o mar é para todas as idades e tem tanto para dar!

Akuarium – Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Porto)
Sistema automatizado que garante a alimentação dos peixes e a qualidade da água, ideal para casa, e espaços públicos. Com alimentador automático e sensores de controlo, resolve falhas comuns em cuidados regulares e facilita a vida de um dono de aquário. Vidas mais saudáveis, começam por aqui.

ODS 15 – Proteger a vida terrestre

Up Animal – Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém
Uma App educativa que usa GPS e câmara para identificar animais e sinalizar situações de risco. Perfeita para crianças e jovens, combina descoberta da natureza com proteção da biodiversidade. Informa e promove comportamentos conscientes e empáticos desde cedo. Torna cada utilizador num defensor da vida animal.

ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes

SOS Silencioso – Escola Secundária D. Dinis, Coimbra
Uma App discreta que ativa um pedido de socorro com gestos secretos. Envia localização e som ambiente sem levantar suspeitas. Essencial para situações de perigo, violência ou assédio.

Young Private Life – Centro Educativo da Bela Vista – 1.0 EP | Centro Educativo
Uma App em forma de jogo que ajuda os jovens recém-chegados aos Centros Educativos a perceberem melhor esta nova fase da vida. Através de situações do dia a dia promove a integração e valoriza comportamentos positivos.

SOLUÇÕES 2.0

ODS 4 – Educação de qualidade

Students Suport – Escola Secundária Fernando Namora, Amadora
Uma App feita por alunos para alunos que centraliza informações úteis como prato do dia, tempo de espera no bar ou saldo no cartão escolar. Simples, prática e atualizada em tempo real. A tua escola na palma da mão.

ODS 15 – Proteger a vida terrestre

Fire Stop – Escola Secundária de Nelas
Com câmaras térmicas e drones com inteligência artificial, conseguem monitorizar zonas de risco em tempo real! Ao detetar calor suspeito, validam a situação e alertam os bombeiros. Reduz o tempo de resposta e aumenta a eficácia no combate aos incêndios.

EM EXPOSIÇÃO

Fiquem também a conhecer as soluções vencedoras das categorias especiais, como o Electronics for All (Synopsys) e UpComing Educators e que terão montra no Evento Final para mostrar como a tecnologia pode criar impacto positivo em diferentes contextos – da escola ao ensino superior.

Eletronics for All – Centro-Sul

10 – Reduzir as desigualdades
MOB.in | Escola Secundária Fernando Namora
A Mob.In é um dispositivo inteligente que promove a mobilidade e segurança de pessoas invisuais, ajudando-as a detetar obstáculos e a deslocar-se com autonomia. Com sensores e alertas sonoros, é uma solução acessível, pensada para contextos urbanos e escolares.

Eletronics for All – Norte

12 – Produção e consumo sustentáveis
Smart Feed Pets | Escola Secundária de Tondela
Uma solução inteligente para alimentar os teus animais com segurança mesmo quando não estás por perto! Controla o alimentador à distância por voz, ou manualmente. Usa reconhecimento facial e leitura de microship para garantir que só o animal certo tem acesso à comida! Longe mas perto!

UpComing Educators – Norte

ODS 4 – Educação de qualidade
Focus Mind | Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra
Uma plataforma que ajuda os alunos a partilhar ideias e fazer projetos, e apoia os professores com novas formas de ensinar.

Júri

Afonso Arnaldo

Deloitte

Anaximandro Furtado

Synopsys

Arlindo Dias

IBM

Bernardo Sousa

Garantia Jovem

Bruno Feitor

Kyndryl

Carolina Pedrosa

Fundação Galp

Eduardo Matos

Microsoft

Fernando Franco

DGE

Joana Braamcamp

Fundação Santander

Joaquim Pinto

Associação de Professores de Matemática

Leonor Lázaro

Fellow Apps for Good

Manuela Pinto

APPI

Marisa Lucas

Direção-Geral da Educação

Marta Afonso

REN – Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A.

Neuza Pedro

IEULisboa

Patrícia Rodrigues

El Corte Inglés

Pedro da Silva

IBM

Rafael Rodrigues

Synopsys

Sandra Martins

.PT

Sara Gomes

VCW Lab @ Nova SBE

Silvia Santos

DGAE

Susan Sequeira

Direção Regional da Educação e Administração Educativa dos Açores

Tiago Campos

ubbu

Vítor Godinho

EDUCOM

PARCEIROS