É importante ouvir as ideias dos alunos. Ao mesmo tempo, tente desafiá-los a pensar de outras formas e dê os seus conselhos.
Mostre como as competências desenvolvidas em ambiente escolar são importantes para o mercado de trabalho e partilhe a sua experiência.
Aproveite esta oportunidade para impactar e inspirar alunos e professores.
É ser alguém que disponibiliza um pouco do seu tempo para ouvir as ideias dos alunos e professores. São ideias que pretendem mudar pequenos pedaços do mundo através do desenvolvimento de uma solução tecnológica.
É ser alguém que partilha o seu conhecimento, independentemente da área e que tenha experiência no mercado de trabalho.
É alguém que partilha o seu conhecimento empírico, que questiona, que aconselha, que sugere, que apresenta novas perspetivas ou que valida outras.
Após fazer o seu registo na plataforma, só tem que guardar o seu Nome de Utilizador e Palavra-Passe e entrar as vezes que entender. É na sua plataforma que terá acesso aos pedidos dos/as Professores/as e que aceita os pedidos de sessão.
Assim que aceitar uma Sessão na plataforma, o/a professor/a entrará em contacto consigo.
As sessões são online (via Teams ou outra plataforma) no tempo que tiver disponível – pode fazer uma sessão por ano ou uma por semana, não há limite!
A duração média de uma sessão é de 30 minutos a 1 hora;
Criação de Ideias
Apresentação das primeiras ideias – os alunos farão um pitch;
Porquê que escolheram determinada ideia?
Público-alvo e sua caracterização?
Como promover a app junto do seu público?
O que já existe no mercado?
(O Expert irá guiá-los relativamente aos próximos passos a dar);
Conhecimento do Mercado
Como diferenciar a app das outras que já existem no mercado?
Quais as principais falhas no mercado?
Foco demográfico da app?
Quais as necessidades do target/público-alvo?
(O Expert deverá avaliar se as ideias dos alunos são viáveis ou não e como acrescentar valor à ideia?)
Viabilidade Técnica e de Dados
Design das apps – fluxo global, interação, arquitectura de informação e utilização no geral;
As funções propostas para a app são tecnicamente viáveis?
Onde vão buscar os dados que alimentam a app?
Experiência do Utilizador e Design
Design das apps – fluxo global, interação, arquitectura de informação e utilização no geral;
As funções propostas para a app são tecnicamente viáveis?
Onde vão buscar os dados que alimentam a app?
Código e Desenvolvimento Web
Programas de programação;
Clareza quanto à necessidade, solução, público-alvo e rota de mercado;
Modelos de Negócio
Compreender o cliente-alvo;
Delinear a melhor forma de os alcançar;
Gerir da melhor forma o feedback dado aos clientes e obter dados de melhoria no desempenho de forma contínua;
Técnica Modelo Canva;
Marketing e Falar em Público
Compreender a estrutura, tempo e pontos-chave de uma apresentação;
Como desenvolver uma história coerente;
Que competências de comunicação são necessárias de praticar: projeção de voz, presença em palco, olhar para a frente, etc…
Carreiras
Inspirar os alunos a explorar carreiras dentro da área tecnológica, da sustentabilidade, inovação ou noutras áreas;
Partilhar a sua experiência de trabalho;
Internet das coisas | IoT | Machine Learning | Python
Ajudar os alunos a usar dispositivos conectados à Internet para criar protótipos;
Explorar algoritmos e ética com Machine Learning.