No dia 4 e 7 de junho, damos palco às soluções digitais que estão a transformar comunidades.

O DemoDay do CCDV é o momento de celebração da inovação com impacto social que apresenta os projetos desenvolvidos ao longo do ano por jovens, seniores e agentes de mudança digital. Com iniciativas como o Transforma TI, @TUALIZA-TE, Literacia Digital Sénior, Programação e Robótica e InGaming – Inclusive Gaming – este evento destaca o potencial da tecnologia ao serviço da cidadania.

❗No dia 4 junho, no final da tarde, celebraremos juntos as ideias que fazem a diferença com a entrega de prémios às soluções mais transformadoras.

❗E no dia 7 de junho, a emoção sobe de nível com o Torneio Final do InGaming 3ª Edição em direto da Casa do Conhecimento de Valongo – com as finais de Valorant e CS e só os melhores chegarão ao fim.

AGENDA

4 de Junho
📌 Auditório António Macedo

14h30
Check-In
15h00
Abertura Demoday CCDV 8ª Edição
15h20
Momento Pitch Apps for Good dos alunos 4º ano das Escolas de Valongo
16h25
Séniores em Palco | Histórias em vídeo que inspiram
16h30
Marketplace Atualiza-te, Exposição Fotográfica Sénior, Projetos 3º Ano Robótica Sustentável das Escolas de Valongo
17h20
Momento Pitch Transforma TI 7ª Edição
18h30
Prémios CCDV 8ª Edição

SOLUÇÕES

Transforma TI

App Cidadão

Uma app que facilita a comunicação entre cidadãos e a Câmara Municipal de Valongo, permitindo reportar problemas essenciais de forma rápida e eficaz.

CogniAssist

Ajuda a melhorar a memória e o foco, permitindo aos utilizadores criar lembretes, manter hábitos saudáveis e receber dicas úteis. 

Discover Me

Uma webApp de orientação profissional personalizada que utiliza a análise de Human Design para ajudar os utilizadores a descobrirem carreiras alinhadas com a sua personalidade e potencial natural.

EcoPowerControl

Pensada para ajudar os utilizadores a controlar e reduzir o consumo de energia em casa. De forma simples e intuitiva, permite acompanhar o gasto energético, identificar desperdícios e adotar hábitos mais eficientes.

Optimus Locus

Uma app que facilita a comunicação entre alunos e escola para reportar problemas da comunidade escolar, como questões humanas ou infraestruturais.

Robô Amigo

Um jogo educativo que motiva as crianças a aprender sobre sustentabilidade de forma divertida. Através da interação e do jogo, promove-se a consciência ambiental e cidadania nas escolas.

SchoolProf DC

Uma app que unifica a gestão pedagógica e administrativa que centraliza ferramentas essenciais, facilita o trabalho do docente, reduz o tempo perdido em múltiplas plataformas e promove uma maior eficiência.

World Total Food

Uma app que permite explorar receitas do mundo com foco na inclusão alimentar. A app promove a culinária global de forma acessível, segura e colaborativa.

Atualiza-te

Noiva Luciana Dantas

Foram identificados diversos desafios na presença digital da marca. Propusemos um modelo de página, fornecemos ferramentas e, com comunicação constante, implementámos alterações em tempo real.

Borboleta’s

A empresa enfrentava problemas de acessibilidade no site, identidade visual inconsistente e falta de estratégia digital. Desenvolvemos templates e conteúdos alinhados a uma nova abordagem estratégica. Definimos uma paleta de cores coesa, criámos um slogan e materiais gráficos personalizados.

Luso (Protagonistafável)

Identificámos que a empresa não possuía presença digital, o que afetava a sua visibilidade. Além disso, havia confusão com outra marca no Google Meets. Como solução, desenvolvemos toda a identidade visual e sugerirmos uma mudança de nome, chegámos ao nome final “Luso”.

Freddy Shop

O principal desafio foi a fraca presença digital do cliente, especialmente nas redes sociais. Como solução, desenvolvemos um novo website, e criámos um novo cartão de visita, contribuindo para uma imagem mais profissional e coerente da marca, tanto online como offline.

Paulo Picheleiro

A empresa enfrentava dificuldades na gestão digital do negócio. Para resolver, otimizámos o website, criámos perfis no Facebook e Instagram, desenvolvemos materiais gráficos e implementámos um sistema gratuito com Mailchimp.

Império Clean

O cliente enfrentava vários desafios digitais e de identidade visual. Como resposta, desenvolvemos um novo website, reformulámos o cartão de visita, criámos o LinkedIn e Linktree e elaborámos um slogan, assim como o resgate do perfil no Google Business.

Zé Picolé

O site estava desorganizado, com presença digital limitada e uso ineficaz das redes sociais. Propusemos um novo site, criámos presença no TikTok, otimizámos o Instagram com link na bio via Linktree e sugerimos o uso do Meta Business e Top Hashtags para melhorar a estratégia e alcance nas publicações.

Maleta Sensual

O site apresentava falhas críticas, havia, também, dificuldades com publicações nas redes sociais. Propusemos a otimização completa do site, criação de canal no YouTube, logotipo animado, Linktree para centralizar links e a implementação de uma solução de email marketing.

Atividades de Enriquecimento Curricular
Programação e Robótica 1º Ciclo

Ajudax

Uma app educativa que ensina autonomia, responsabilidade e organização de forma divertida. Cada tarefa concluída gera recompensas visuais, incentivando hábitos saudáveis e atitudes positivas no dia a dia.

Além do rosa e azul

Uma aplicação onde podemos partilhar sobre as nossas experiências sobre as desigualdade de género e aprender mais sobre o assunto. 

Cozinheiro Mágico

Uma app educativa que combate o desperdício alimentar. A partir dos alimentos disponíveis ou de fotos tiradas pelos utilizadores, sugere receitas sustentáveis e equilibradas.

Cuida dos Animais

Este projeto combate o abandono animal através de uma app gratuita com geolocalização. Após a interação, podem optar por adotar o animal ou encaminhá-lo para entidades responsáveis.

Dicionário da Liberdade

Uma aplicação sobre e para a sociedade. Onde mostram o ponto de vista das crianças sobre questões socias: desigualdade de género, racismo, guerra entre outros.

Estudos IMBATÍVEIS

Uma aplicação para organizar e resumir todos os estudos de uma forma pratica e divertida. E além disso, compartilhar com outros alunos o teu método de estudos.

Fala Comigo IA

Uma app móvel que promove a inclusão linguística e cultural entre crianças de diferentes nacionalidades. Usa tradução em tempo real e um assistente virtual com IA que sugere jogos e partilha curiosidades culturais.

Hábitos mágicos

O objetivo é incentivar hábitos saudáveis em crianças de forma divertida, usando lembretes personalizados, recompensas, personagens cativantes e jogos interativos.

Homeless Go

Usando geolocalização, os utilizadores jogam mini-jogos para ajudar sem-abrigos localizados num mapa real. As ajudas geram recompensas em dinheiro ou bens.

My First Piggy Bank

Uma app lúdica de educação financeira com um porquinho virtual, os pequenos adicionam valores, acompanham gráficos de progresso, criam objetivos e aprendem a diferenciar “preciso” de “quero” de forma divertida e visual.

Náuticos

Uma aplicação que visa a dar conhecimento sobre a vida Marinha e todo o seu ecossistema. Proteger o oceano é um dever de todos.

Stop Bullying

Uma app educativa e interativa, para ajudar crianças a entender e enfrentar o bullying.

Visão Robótica

Uma ação urgente para travar as alterações climáticas e os seus impactos visíveis. Proteger o planeta é garantir um futuro justo e sustentável.

VIZINHQ AJUDA

Facilitar a ajuda entre vizinhos da mesma comunidade, promovendo a solidariedade local a redução de desperdício e inclusão social.

Júri

Transforma TI

Fernando Nogueira

IBM

Senior Consultant

Mariana Ferreira

Especialista UI/UX

UI/UX Designer

Miguel Santos

KPMG

Senior Manager

Rita Santos

DNI

Account Manager

Rui Pereira

Câmara Municipal de Valongo 

Diretor do Departamento de Inovação, Tecnologias de Informação e Comunicação

Sandra Martins

.PT

Gestora de Projetos

Atualiza-te

Josep Massagués

AIEV

Vice-Presidente

Luís Cunha

Especialista em Marketing

Consultor de Marketing

Rita Cunha

Câmara Municipal de Valongo

Chefe de Unidade da Comunicação

Marta de Almeida

IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto

Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualificação do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto

Catarina Queirós

Câmara Municipal de Valongo

Sandra Martins

.PT

Gestora de Projetos

Atividades de Enriquecimento Curricular
Programação e Robótica 1º Ciclo

Catarina Queirós

Câmara Municipal de Valongo

Técnica Superior

Filipe T. Moreira

ESE | Politécnico do Porto

Professor

Isabel Allen

Agrupamento de Escolas da Maia

Professora

Júlia Mendes

Câmara Municipal de Valongo 

Chefe da Divisão de Projetos Educativos

Rui Teles

ESE Porto

Professor

Sandra Martins

.PT

Gestora de Projetos

Parceiros