21 minutos de «Um Acreditar Lento» onde recolhemos partilhas várias de alunos, professores, direções e de todos os grupos profissionais sobre o impacto do Apps for Good nos Estabelecimentos Prisionais de Castelo Branco e Vale do Sousa.
Quando o Apps for Good entra nas Escolas dos Estabelecimentos Prisionais, é dada a possibilidade de ser uma ferramenta de reinserção social, com a tecnologia como meio e não como um fim. Os alunos trabalham colaborativamente e partilham as suas ideias com base nas suas experiências pessoais.
O principal desafio é acreditar que é possível! Apesar das grades e dos muros, os alunos não se distanciam daquilo que é ser pessoa e uma pessoa capaz. São despertados talentos outrora adormecidos, são concretizados objetivos e a vontade de quererem ter o futuro melhor. O maior impacto? É na confiança! Uma transformação gradual, uma autonomia crescente e saberem que caminho seguir.
Em 2020/2021 é realizado no Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa um projeto-piloto.Em 2021/2022 estendemos a nossa atuação a 4 Estabelecimentos Prisionais – Aveiro, Castelo-Branco, Guimarães e Leiria – com 36 alunos e 14 professores.