AS SOLUÇÕES VENCEDORAS da 2ª Edição do Transforma TI

21 inscritos participaram na 2ª Edição do Transforma TI mas só 6 soluções tecnológicas é que se tornaram finalistas e se apresentaram no Demoday – o momento que marca o fim desta aceleradora de aplicações no concelho de Valongo.
Foi no palco do Auditório Dr. António Macedo, no dia 15 de julho 2020, que os jovens destas 6 apps demonstraram a sua capacidade para entregarem boas soluções para o mercado. Com esta diferença fundamental: são soluções que querem mudar um pequeno pedaço do mundo. Todos eles fizeram o seu pitch de 3 minutos, seguindo-se perguntas ou comentários pelo Júri: Rui Pereira (Câmara Municipal de Valongo), Pedro Silva (IBM), Paulo Moreira (AB Consulting), Roberto Rodrigues (Escola Secundária Filipa de Vilhena) e Susana Castanheira (Área Metropolitana do Porto). Foram eles que tiveram a árdua tarefa de selecionar as melhores soluções tecnológicas.

Na entrega dos Certificados de Participação contámos com o Vereador da Educação, Dr. Orlando Rodrigues e para a entrega dos prémios com João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, Inês Sousa, gestora de projeto do Centro de Cidadania Digital em Valongo e Dr. José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.

1º Lugar | #CiberAmigo da Maria Alves

Esta app pretende dar resposta aos problemas adjacentes à ciberagressão, dando a oportunidade de integrar o tema no currículo escolar, constituindo os professores e psicólogos agentes importantes neste combate e fornecer informação aos adolescentes acerca do tema e das usas dinâmicas, desconstruindo ciber(mitos) e a

Possibilidade dos adolescentes que sejam/tenham sido vítimas, agressores e observadores pedirem ajuda/denunciar, garantindo-lhes uma resposta adequada/efetiva.

2º Lugar | Baby Upload da Helena Reis e Marisa Dias

No desenvolvimento da tese de mestrado a Helena viu uma necessidade de partilha e entreajuda entre pares na vivência da gravidez e, ao mesmo tempo, a escassez de informação fidedigna e de confiança quando se recorre a espaços de partilha na internet. Face ao problema identificado, nasceu a Baby Upload.
Assim, os utilizadores poderão sentir-se seguros no espaço em que se encontram, partilhando vivências com os pares.

3º Lugar | O Ninho da Nádia Batista

Anualmente, em Portugal são abandonados 10 mil animais, que acabam por se multiplicar para os 50 mil, que são recolhidos por associações todos os anos. Com a solução O Ninho qualquer utilizador pode sinalizar um animal e acionar um sistema de comunicação imediato com as FATs e FADs registadas na aplicação, agilizando assim o processo de recolha do animal da rua.

4º Lugar | Mini-Trocas da Vanessa Amaral e Fábio Lima

A Aplicação possibilitará os utilizadores efetuarem trocas de artigos de criança usados, sem que seja necessário o uso de dinheiro. Além disto, ao possibilitar as trocas, os artigos voltarão a ter um novo uso, rumo à preservação do meio ambiente e à reutilização e não-desperdício. Todas as pessoas que possuam artigos de crianças que não lhe dêem uso e com interesse em realizar trocas podem usufruir desta aplicação.

5º Lugar | My Gallery da Ana Silva

De uma forma geral, os artistas sentem falta de visibilidade das suas obras, o que impossibilita a sua venda e rentabilização do seu trabalho. A My Gallery constitui-se uma galeria de Artes Visuais, virtual com a exposição gratuita das obras, sendo desnecessário o aluguer do espaço expositivo físico. Coloca em contacto direto artistas e eventuais compradores, facilitando o processo de aquisição de Obras de Arte.

6º Lugar | We Study do Mikael Gonçalves

A app We Study foi criada com o objetivo de diminuir o insucesso escolar, aliada ao poder da tecnologia com o ensino virtual. Permite corresponder às necessidades do aluno e do explicador, através de um maior apoio nos estudos e estimulação dos alunos, assim como um acesso fácil e rápido na interação entre ambos.

Todos estes jovens receberam um prémio monetário no valor de 1.500€ pela Câmara Municipal de Valongo para continuarem no desenvolvimento profissional das suas soluções.

O desafio do Transforma TI foi lançado pela Câmara Municipal de Valongo a todos os jovens do concelho até aos 35 anos para “estimular a transformação de ideias inovadoras em projetos de empreendedorismo social, recorrendo ao talento tecnológico dos jovens do concelho”, segundo José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo. Quem é responsável pela operacionalização deste programa é o Centro de Cidadania Digital em Valongo desde 2018.
As inscrições para a 3ª Edição do Transforma TI começam em setembro 2020.

Assista aqui ao Vídeo da 2ªEdição do Transforma TI