21 inscritos participaram na 2ª Edição do Transforma TI mas só 6 soluções tecnológicas é que se tornaram finalistas e se apresentaram no Demoday – o momento que marca o fim desta aceleradora de aplicações no concelho de Valongo.
Foi no palco do Auditório Dr. António Macedo, no dia 15 de julho 2020, que os jovens destas 6 apps demonstraram a sua capacidade para entregarem boas soluções para o mercado. Com esta diferença fundamental: são soluções que querem mudar um pequeno pedaço do mundo. Todos eles fizeram o seu pitch de 3 minutos, seguindo-se perguntas ou comentários pelo Júri: Rui Pereira (Câmara Municipal de Valongo), Pedro Silva (IBM), Paulo Moreira (AB Consulting), Roberto Rodrigues (Escola Secundária Filipa de Vilhena) e Susana Castanheira (Área Metropolitana do Porto). Foram eles que tiveram a árdua tarefa de selecionar as melhores soluções tecnológicas.
Na entrega dos Certificados de Participação contámos com o Vereador da Educação, Dr. Orlando Rodrigues e para a entrega dos prémios com João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, Inês Sousa, gestora de projeto do Centro de Cidadania Digital em Valongo e Dr. José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.
Esta app pretende dar resposta aos problemas adjacentes à ciberagressão, dando a oportunidade de integrar o tema no currículo escolar, constituindo os professores e psicólogos agentes importantes neste combate e fornecer informação aos adolescentes acerca do tema e das usas dinâmicas, desconstruindo ciber(mitos) e a
Possibilidade dos adolescentes que sejam/tenham sido vítimas, agressores e observadores pedirem ajuda/denunciar, garantindo-lhes uma resposta adequada/efetiva.
No desenvolvimento da tese de mestrado a Helena viu uma necessidade de partilha e entreajuda entre pares na vivência da gravidez e, ao mesmo tempo, a escassez de informação fidedigna e de confiança quando se recorre a espaços de partilha na internet. Face ao problema identificado, nasceu a Baby Upload.
Assim, os utilizadores poderão sentir-se seguros no espaço em que se encontram, partilhando vivências com os pares.
Anualmente, em Portugal são abandonados 10 mil animais, que acabam por se multiplicar para os 50 mil, que são recolhidos por associações todos os anos. Com a solução O Ninho qualquer utilizador pode sinalizar um animal e acionar um sistema de comunicação imediato com as FATs e FADs registadas na aplicação, agilizando assim o processo de recolha do animal da rua.
A Aplicação possibilitará os utilizadores efetuarem trocas de artigos de criança usados, sem que seja necessário o uso de dinheiro. Além disto, ao possibilitar as trocas, os artigos voltarão a ter um novo uso, rumo à preservação do meio ambiente e à reutilização e não-desperdício. Todas as pessoas que possuam artigos de crianças que não lhe dêem uso e com interesse em realizar trocas podem usufruir desta aplicação.
De uma forma geral, os artistas sentem falta de visibilidade das suas obras, o que impossibilita a sua venda e rentabilização do seu trabalho. A My Gallery constitui-se uma galeria de Artes Visuais, virtual com a exposição gratuita das obras, sendo desnecessário o aluguer do espaço expositivo físico. Coloca em contacto direto artistas e eventuais compradores, facilitando o processo de aquisição de Obras de Arte.
A app We Study foi criada com o objetivo de diminuir o insucesso escolar, aliada ao poder da tecnologia com o ensino virtual. Permite corresponder às necessidades do aluno e do explicador, através de um maior apoio nos estudos e estimulação dos alunos, assim como um acesso fácil e rápido na interação entre ambos.
Todos estes jovens receberam um prémio monetário no valor de 1.500€ pela Câmara Municipal de Valongo para continuarem no desenvolvimento profissional das suas soluções.
O desafio do Transforma TI foi lançado pela Câmara Municipal de Valongo a todos os jovens do concelho até aos 35 anos para “estimular a transformação de ideias inovadoras em projetos de empreendedorismo social, recorrendo ao talento tecnológico dos jovens do concelho”, segundo José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo. Quem é responsável pela operacionalização deste programa é o Centro de Cidadania Digital em Valongo desde 2018.
As inscrições para a 3ª Edição do Transforma TI começam em setembro 2020.